Pesquisar este blog

8 de nov. de 2013

OS BENEFÍCIOS QUE O BANHO QUENTE PODE TE PROPORCIONAR


            Água morna caindo, corpo relaxando, mente desligando e você sozinha com tempo para si mesma! Desfrute seu banho: faça os problemas escorrerem pelo ralo e saia de alma lavada
            Você vive correndo. Correndo e se dividindo. Pensa nos filhos quando está no trabalho. Lembra que precisa fazer supermercado quando está com os filhos. Planeja um jantar romântico quando está no supermercado. E nunca pára. E está sempre pensando. Mas, quando você entra no chuveiro, vai para um mundo particular e silencioso. Experimenta um momento só seu (muitas vezes o único do dia!). E é assim com quase todas nós.
            Veja a seguir o que uma boa chuveirada pode fazer por você.
            Esponja e sabonete na mão e, de repente, uma ideia brilhante na cabeça. Não estranhe, esse é um dos efeitos colaterais de uma boa chuveirada. Nela, você relaxa e há uma desaceleração da frequência cerebral, as ondas mentais ficam mais suaves, próximas ao conhecido estado alfa. Quando isso acontece, você sai de uma situação de alerta e abre para diferentes estados de consciência, promovendo novas percepções e muitas vezes soluções para problemas, explica Julio Peres, psicólogo clínico e doutor em neurociências e comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). É um efeito semelhante ao da meditação com a vantagem de que, com ou sem tempo, as pessoas acabam tomando banho todos os dias. O mesmo não acontece com a meditação, diz o neurocientista. Quando as coisas parecerem sem saída, entre no chuveiro sem culpa, é por uma boa causa. Mas, para ter efeito, não adianta ligá-lo e esperar cair uma idéia com as gotas de água. O segredo é relaxar, esquecer-se do seu dia e deixar os pensamentos fluírem só assim as novas conexões aparecem.
            Você não precisa criar um ritual especial para desfrutar todos os benefícios do banho. Uma chuveirada por si só já tem função terapêutica. A água caindo massageia o seu corpo mesmo que você não perceba, explica Roberto Nogueira, fisiologista em São Paulo. Mas, se você quiser aproveitar seus minutos dentro do boxe, pode alternar água quente e fria, numa combinação que se chama banho contrastado, como ensina o fisiologista. Comece com uma ducha quente. Vá aos poucos esfriando a água, e sinta essa mudança gradual com o próprio corpo, principalmente com as extremidades. Fiquem três minutos em cada temperatura. Esse procedimento acelera a circulação, porque faz os vasos se expandirem e contraírem e estimula o sistema linfático. Quando desliga o chuveiro, você se sente mais leve, purificada e revigorada, garante. Aqui vale um lembrete: reserve esse método para dias especiais a fim de não gastar muita água.
            Quem nunca foi para o banheiro preocupado e saiu com um humor completamente diferente? Um banho quentinho remete à proteção do útero materno o momento em que nos sentíamos protegidas e acolhidas. É como se voltasse na sua mente a lembrança de um momento de paz, explica Suzy Camacho, psicóloga de São Paulo. Além disso, essa sensação gostosa gera no cérebro a liberação de uma série de substâncias que acalmam. Para esse momento ser ainda mais relaxante, experimente pingar três gotas de óleo essencial de lavanda no chão do boxe, antes de ligar o chuveiro. Quando a água começar a cair, vai fazer uma espécie de infusão, você inala o perfume e começa a sentir os benefícios, diz Samia Malouf, psicóloga e aromaterapeuta, de São Paulo. Se você estiver se sentindo estafada, pingue óleo essencial de alecrim. Caso esteja tristinha, prefira o de laranja, que dá alegria e bem-estar, de acordo com a aromaterapeuta.

POR:  CARLA  -  Terapeuta Holística

Nenhum comentário:

Postar um comentário